Quem é Nikolas Maduro e como ele se tornou Ditador?

Nicolás Maduro Moros nasceu em 23 de novembro de 1962, em Caracas, capital da Venezuela. Filho de Nicolás Maduro..

21/01/2026 às 12:05
Quem é Nikolas Maduro e como ele se tornou Ditador?
Atenção: Ação Urgente Este canal de notícias não contém anúncios nem financiamento externo. Ajude a manter este portal ativo e independente!

Selecione um valor para ajudar:

Pagar com Pix Aprovação Instantânea

Processando...

Valor

QR Code PIX
AGUARDANDO PAGAMENTO

❤️ Obrigado!

Sua doação foi confirmada.

GRUPO WHATSAPP
Quem é Nicolás Maduro 
Nicolás Maduro Moros nasceu em 23 de novembro de 1962, em Caracas, capital da Venezuela. Filho de Nicolás Maduro García, um líder sindical e ativista trabalhista que faleceu em um acidente de carro em 22 de abril de 1989. E Teresa de Jesús Moros, nascida em Cúcuta, na Colômbia, morreu quando Maduro ainda era relativamente jovem. Nikolás Maduro vem de origem humilde, antes de se tornar presidente, trabalhou como motorista de ônibus e se destacou como líder sindical, aproximando-se do movimento bolivariano liderado por Hugo Chávez. 

Maduro entrou oficialmente na política nos anos 1990 com 27 anos e tornou-se um dos principais aliados de Chávez. Ocupou cargos estratégicos, como chanceler e vice-presidente. Em 2013, após a morte de Chávez, venceu uma eleição apertada e assumiu a presidência da Venezuela. Logo ao se tornar presidente, sua permanência no poder já foi marcada por eleições contestadas, acusações de autoritarismo, repressão a opositores e concentração de poder. 

Por que Nicolás Maduro é chamado de ditador? 
Maduro não começou como ditador. Ele se tornou autoritário ao longo do tempo, principalmente depois que começou a perder apoio popular e eleições. Em 2013, Hugo Chávez morreu, e Maduro foi escolhido por Chávez como seu sucessor. 

Ainda em 2013, Maduro venceu a eleição presidencial por uma margem muito pequena. As eleições foram contestadas, mas, por ter sido eleito, ele assumiu o cargo. Nesse momento, ainda se tratava de um governo eleito pacificamente, embora já apresentasse problemas. 

Já em 2015, a oposição venceu o Congresso e, em vez de aceitar a derrota, Maduro passou a controlar o Poder Judiciário da Venezuela, esvaziou o poder do Congresso e criou uma Assembleia Constituinte controlada por aliados. Governou praticamente sem contrapesos, já que todas as forças estavam ao seu lado. A partir de 2017, Maduro passou a governar com forte apoio das Forças Armadas, do Tribunal Supremo e de uma Assembleia Constituinte paralela, esvaziando o Parlamento eleito. 

O que aconteceu com ele
Nicolás Maduro, que governava a Venezuela desde 2013, foi capturado por forças dos Estados Unidos em uma operação militar em 3 de janeiro de 2026. Ele e sua esposa, Cilia Flores, foram retirados da Venezuela e levados para os Estados Unidos, onde aguardam processo judicial por acusações federais, incluindo crimes graves apontados pelas autoridades americanas. O governo venezuelano e aliados classificaram a ação como ataque e sequestro ilegal contra a soberania da Venezuela, e exigiram provas de vida de Maduro após a operação. Além disso, alguns países, como a Suíça, congelaram bens associados a Maduro após sua prisão nos EUA como parte das medidas de pressão internacional.