Aviões militares dos EUA chegarão à Groenlândia “em breve”

A operação ocorre em meio à pressão do ex-presidente Donald Trump para a compra da ilha, aumentando a atenção internacional sobre a região.

20/01/2026 às 11:40
Aviões militares dos EUA chegarão à Groenlândia  “em breve”
Aviões militares dos EUA vão se deslocar para a Groenlândia
Atenção: Ação Urgente Este canal de notícias não contém anúncios nem financiamento externo. Ajude a manter este portal ativo e independente!

Selecione um valor para ajudar:

Pagar com Pix Aprovação Instantânea

Processando...

Valor

QR Code PIX
AGUARDANDO PAGAMENTO

❤️ Obrigado!

Sua doação foi confirmada.

GRUPO WHATSAPP
O Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (Norad) anunciou que aviões militares norte-americanos chegarão “em breve” à base aérea de Pituffik, localizada no oeste da Groenlândia. Segundo o órgão, as atividades fazem parte de exercícios militares planejados há longo tempo e estão dentro da cooperação de defesa entre Estados Unidos, Canadá e Dinamarca. 

O Norad destacou que a operação foi devidamente coordenada com o governo dinamarquês e que as autoridades da Groenlândia foram informadas previamente, com todas as autorizações diplomáticas necessárias. Embora não tenham sido divulgados detalhes sobre a quantidade de aeronaves ou o tipo de exercício, o comando afirmou que esse tipo de operação ocorre rotineiramente como parte da defesa da América do Norte. 

O anúncio trás preocupação já quer acontece em um contexto político delicado, marcado pela renovada pressão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para adquirir a Groenlândia, território autônomo pertencente à Dinamarca e considerado estratégico por sua localização no Ártico e suas reservas minerais.