O Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (Norad) anunciou que aviões militares norte-americanos chegarão “em breve” à base aérea de Pituffik, localizada no oeste da Groenlândia. Segundo o órgão, as atividades fazem parte de exercícios militares planejados há longo tempo e estão dentro da cooperação de defesa entre Estados Unidos, Canadá e Dinamarca.
O Norad destacou que a operação foi devidamente coordenada com o governo dinamarquês e que as autoridades da Groenlândia foram informadas previamente, com todas as autorizações diplomáticas necessárias. Embora não tenham sido divulgados detalhes sobre a quantidade de aeronaves ou o tipo de exercício, o comando afirmou que esse tipo de operação ocorre rotineiramente como parte da defesa da América do Norte.
O anúncio trás preocupação já quer acontece em um contexto político delicado, marcado pela renovada pressão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para adquirir a Groenlândia, território autônomo pertencente à Dinamarca e considerado estratégico por sua localização no Ártico e suas reservas minerais.