Abaixo-assinado pela punição de quem assassinou o Orelha.

Abaixo-assinado pela punição de quem assassinou o Orelha.

17.291
Assinaturas Verificadas
12% da meta Objetivo: 150.000

Faltam 132.709 assinaturas para atingir a meta.

Sobre o Abaixo-Assinado

Este abaixo-assinado tem a finalidade de pedir uma investigação mais rigorosa e a responsabilização dos envolvidos no assassinato brutal de Orelha. 

Quem era Orelha? 

Orelha era um cão comunitário muito conhecido na Praia Brava, no norte de Florianópolis. Ele vivia há cerca de 10 anos na região e era tratado com carinho pela comunidade. Os moradores o alimentavam, cuidavam da sua saúde, e ele era querido por moradores e turistas pelo seu jeito dócil e brincalhão. 

Morto brutalmente 

O animal inocente, comunitário, Orelha foi brutalmente assassinado. A leitura é difícil, mas os fatos precisam ser ditos. Ele foi violentamente agredido por um grupo de adolescentes, sofrendo espancamento extremo. Orelha apresentava ferimentos gravíssimos, incluindo pregos cravados na cabeça e marcas evidentes de pauladas, o que evidencia a crueldade do ataque. Diante da gravidade das lesões, mesmo após ser socorrido e encaminhado a uma clínica veterinária, não houve possibilidade de salvá-lo, sendo necessária a realização de eutanásia para cessar seu sofrimento. 

 A Polícia Civil de Santa Catarina está investigando o caso. No entanto, uma juíza de Santa Catarina impediu a quebra do sigilo telefônico dos suspeitos. Ainda assim, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados em Florianópolis. Após o assassinato, os suspeitos de matar Orelha — que fazem parte da elite econômica de Santa Catarina — teriam sido enviados por seus pais para a Disney. Os nomes dos suspeitos foram divulgados. 

 Este abaixo-assinado pede a punição imediata dos adolescentes envolvidos ou de seus responsáveis legais. Maus-tratos contra animais no Brasil são crime! 

Atualizações

27/01/2026

Na Mídia

O caso viralizou nas redes sociais e existem artistas pedindo punição

27/01/2026

Equipe Democrático criou este abaixo-assinado 27/01/2026