PF realiza operação contra garimpo ilegal em terra indígena nambikwara em MT
A Polícia Federal lançou a 'Operação Rondon - VII Fase' para combater garimpo ilegal, desmatamento e organização criminosa na Terra Indígena Sararé, lar do povo nambikwara, com mais de 1.800 alertas de garimpo neste ano.
A Polícia Federal realizou a operação "Rondon - VII Fase" para combater crimes de garimpo ilegal, desmatamento, comércio ilegal de ouro, organização criminosa e porte de arma de fogo na Terra Indígena (TI) Sararé, em Mato Grosso.
Localizada entre os municípios de Conquista d’Oeste e Pontes e Lacerda, a TI é lar do povo nambikwara e lidera os alertas de garimpo ilegal no país, com mais de 1,8 mil registros neste ano.
Selecione um valor para ajudar:
Identificação (Opcional)
Seus dados nos ajudam a saber quem apoia nosso trabalho.
Escolha o método
Processando...
Valor
A operação visa desarticular a extração ilegal de ouro, desintrusão de áreas afetadas pelos garimpeiros e inutilizar instrumentos e maquinários utilizados nos crimes. Durante as ações, foram destruídos acampamentos, maquinários, motores, geradores e túneis usados na mineração ilegal.
A Polícia Federal agora identificará os proprietários dos equipamentos, rastreará a origem dos explosivos e responsabilizará os envolvidos penal e administrativamente. A 'Rondon - VII Fase' contou com a participação de agentes da Funai, Força Nacional, Bope e Gefron.