Bolsonaro pode reduzir pena de 27 anos com leitura de livros sobre democracia
A cada livro lido, são abatidos quatro dias da pena de 24 anos de prisão. Para que a remição seja válida, Bolsonaro e outros condenados precisam da aprovação do STF.
O ex-presidente Jair Bolsonaro e os integrantes do chamado “núcleo central” da trama golpista têm a possibilidade de reduzir as penas que começaram a cumprir na última terça-feira (25) por meio da leitura de obras literárias.
📚 A cada livro comprovadamente lido, a pena pode ser diminuída em quatro dias, de acordo com as normas previstas no Brasil.
Para que isso seja autorizado, Bolsonaro e os demais condenados precisarão solicitar a aprovação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, responsável pelo inquérito que resultou nas condenações.
Como funciona a redução de pena por leitura no Brasil
No país, existe a remição de pena, prevista na Lei de Execução Penal (Lei nº 7.210/1984), que permite diminuir o tempo de prisão por atividades ressocializadoras, como trabalho, estudo ou leitura.
Para reduzir a pena por leitura, o procedimento é o seguinte:
Notícias no seu WhatsApp!
Agora você pode acompanhar as notícias do Portal Democrático direto no seu WhatsApp. É gratuito, seguro e muito fácil! Basta clicar no botão abaixo para ser redirecionado.
Clique para entrar-
Escolha da obra: O preso seleciona livros que serão lidos; algumas unidades prisionais oferecem listas pré-aprovadas.
-
Comprovação da leitura: Pode ser feita por meio de resumo, resenha, prova oral ou relatório do educador/bibliotecário da unidade.
-
Abatimento da pena: Cada obra aprovada permite reduzir um número determinado de dias da pena (geralmente quatro dias por livro).
-
Autorização judicial: Para presos em regimes especiais ou casos de grande repercussão, como o de Bolsonaro, é necessária a aprovação do juiz ou ministro responsável.
Além da leitura, outros métodos de remição incluem trabalho na prisão (1 dia de pena reduzido a cada 3 dias trabalhados) e estudo formal (cursos com provas aprovadas).
O objetivo da remição é estimular a ressocialização, incentivando educação, cultura e ocupação produtiva durante o cumprimento da pena.